Arquivos do sertão - Gonzaga Netos




(Arquivos do sertão )

No diskete do juizo
Arquivei cada uma cena
Das serras e dos serrotes
Campos e manhã serena
Que sem clicar  acesso
Cada uma página plena

Cada cena ainda  me acena
Meu chip mental preciso
E abro a página do sertão
Vejo açude e barro liso
Fazendas currais e gado
E cada cena repriso

O Sertão meu paraíso
Armazenei no diskete
Mental e vejo roçado
Nas lembranças minha Net
Onde  assisto  os  canais
Do pensar que se repete

Pensamento é a internet
Que sem precisar de senha
Acesso e entro no site
Da página que desenha
Casebre puleiro e galo
Pilão e fogão de lenha

Meus dados  mentais  se empenha
 sem clicar vejo arquivos
Das vaquejadas e prados
Novena em cenários vivos
No pendrive dos neurônios
Forró dança e aperitivos

Nós acervos exclusivos
Eu vejo cascata e serra
Cacimbas e os chiqueiros
e a criação que berra
Na minha tela mental
  procissões na minha terra

Vejo a paz vencer a guerra
Na TV e no cinema
Onde o filme tem vaqueiros
Xique Xique e Jurema
E a caatinga é o cenário
Do sertão que é o tema

Ganho um Oscar sem problema
De prazer nessa viagem
Acessando esse filme
Mental eu vejo barragem
Na CPU da memória
Onde a alma faz filmagem

Estrofes do poeta Gonzaga Neto

Comentários